Prof Paulo Ferreira
E.M. Cidade da Criança
Nosso Observatório Astronômico.
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 03/09/2010
PARQUE ARQUEOLÓGICO DO SOLSTÍCIO.
Nas proximidades da cidade litorânea de Calçoene a 400 km de Macapá, encontra-se uma antiga construção de megalitos cuidadosamente arranjados com o aparente propósito de ser um Observatório Astronômico, apelidado de Stonehenge brasileiro. Uma alusão ao conhecido circulo de megalitos da Idade do Bronze, situado no condado de Wiltshire, sul da Inglaterra.
O conjunto se apresenta com um círculo de 30 metros de diâmetro com 147 blocos de granito, alguns com 4m de altura com peso estimado em quatro toneladas.
O monolito central projeta sua sombra no solo como um relógio solar e nos dias de solstício, 21 de dezembro, não há projeção de sombra, momento que o sol atinge sua posição mais alta no céu, ou seja, quando a Terra atinge a extremidade maior de sua órbita elíptica, o “chamado zênite”.
O local já é considerado pelos especialistas como observatório astronômico, quem sabe um calendário determinante para plantio, colheita e ritos sociais, questões a serem respondidas por pesquisas em curso. De qualquer forma já é considerado um dos importantes Sítios Arqueológicos Brasileiro.
Além do arranjo de pedras, há enterramentos funerários dentro e fora do circulo com cerâmicas repletas de marcas e pinturas expressando de significados que comprovam a periodicidade de ritos e o surpreendente platô de desenvolvimento cultural.
Se você têm interesse por astronomia faça uma pesquisa no www.cdcc.usp.br
Comentários ( 0 )