Prof Paulo Ferreira
E.M. Cidade da Criança
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 17/09/2010
Conhecida como Aranhas Sorridentes ou Aranhas Felizes, esses aracnídeos foram encontrados pela primeira vez em 1900 nas florestas do Havaí.
Posteriormente com o aprofundamento nos estudos da aeraneofauna a organização das espécies em coleções científicas nos principais museus do mundo se constatou que essas esculturas coloridas que se assemelham a uma simpática caricatura marcavam os corpos não só de aranhas, mas de outros organismos também.
O apelido pegou e de certa forma colaborou com a popularização da importância das aranhas contribuindo para quebrar a rejeição natural que as aranhas despertam nos leigos e provocando a curiosidade dos alunos.
As aranhas são encontradas em todos os ambientes terrestres com exceção dos pólos sendo numerosas nas florestas de vegetação exuberante.
Todas são predadoras e alimentam-se de uma variedade de presas, principalmente insetos.
Por ocuparem o topo da Piramide Alimentar dos Invertebrados, por sua grande diversidade e abundância as aranhas são moedas de extremo valor ecológico.
São importante indicadores nos monitoramentos ambientais, por serem sensíveis e responderem as mudanças bióticas e abióticas.
Comentários ( 1 )
VINICIUS - 17/09/2010 17:55:13
Muito interessante, gostei muito blz ))))