Prof Paulo Ferreira
E.M. Cidade da Criança
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 16/12/2010
Uma das estratégias de acompanhamento do ciclo de vida de insetos, por exemplo, é o de cultivar sua hospedeira.
Cultivando as plantas que os insetos forrageiam e introduzindo fêmeas ovígeras possibilita que você acompanhe todo ciclo de vida sem a interferência das agressões climáticas (chuvas, seca, calor e frio intenso) e o conhecido ataque dos predadores naturais que de certa forma dificultam os estudos.
Experimentos com condições controladas são empregados e devidamente, comparados com os ciclos de vida dos organismos que ocorrem na natureza, levando-se em conta todas as interferências.
Conhecendo o ciclo de vida dos organismos, como das pragas da lavoura, por exemplo, podemos fazer um combate com menor impacto ambiental.
O uso de pesticida contamina as plantas e o solo, além de matar todos insetos sem distinção, incluindo insetos que combatem as pragas de lavoura.
Esterelizando as fêmeas com emissões de flashes radioativos. Fazendo armadilhas com ferormônios para captura dos machos, introdução do predador natural na área atingida, enfim formas naturais de controle de pragas com o menor impacto ecológico possível.
Muitas vezes as pessoas entendem que experimentos devam ter uma aplicação prática, mas por vezes entender o ciclo de vida de uma espécie com todo seu intrincado relacionamento com outras espécies é muito mais importante do que ter um resultado prático.
Creio que todos nos estamos entendendo que preservar o ambiente é preservar a vida das futuras gerações, não podemos deixar como herança aos nossos filhos, netos e descendentes um mundo sem água, com florestas reduzidas e com um caos climático estabelecido.
Referências e fotografias.
De Chenon R., Sipayung A. and Sudharto P. 2002. A new Biological Agent, Actinote anteas, introduced into Indonesia from South America for the control of Chromolaena odorata. Proceedings of the Fifth Internaional Workshop on Biological Control and Management of Chromolaena odorata. Pp170-176.
Comentários ( 2 )
Rafael Sobes - 09/01/2011 23:18:08
maria - 17/01/2011 10:01:35
muito bom adoro ler suas postagems