Prof Paulo Ferreira
E.M. Cidade da Criança
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 28/12/2010
Dendrobates.
Os dendrobates são pequenos sapos de colorações aberrantes que se destacam facilmente na paisagem, diferente daqueles que possuem coloração e hábitos de camuflagem os dentrobates sinalizam sua presença com cores de advertência, infeliz aquele que tiver um leve contato com seu corpo, experiência que resulta na morte imediata por intoxicação.
Cerca de uma centena de alcalóides já foram isolados da pele dessas jóias coloridas e fatais, que mesmo em pequenas quantidades, na ordem de microgramas são suficientes para causar danos ao sistema nervoso (neurotoxinas) ou até lesar e comprometer órgãos vitais.
As toxinas que revestem pele desses animais são obtidas da ingesta de formigas, uma de suas predileções alimentares que por sua vez se alimentam de plantas tóxicas, resultado de uma cadeia tóxica: plantas tóxicas > formigas > dendrobates.
Algumas tribos aqui no Brasil transportam dendrobates durante suas caçadas, envenenam setas de zarabatanas ou pontas de flechas esfregando-as no dorso do sapo. A ação é imediata nas caças que embora mortas por envenenamento não causam danos em quem as consome.
A biopirataria em cima desses anfíbios é altíssima, alcançando altos valores no câmbio negro entre os colecionadores, de qualquer forma fica o conselho evite manipular essas pequenas jóias da natureza.
Comentários ( 1 )
monique - 09/01/2011 23:17:22
muito boim essa materia sobre anfibios continue assim