Pitágoras (570 a.C.- 496 a.C) foi um importante filósofo, matemático e astrônomo. Foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica.
Pitagóras interessava-se pelos estudos astronômicos e afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço (ideia pouco conhecida na época). Encontrou uma certa ordem no universo, observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.
Conta-se que enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras, com certeza, uma de suas maiores descobertas. Através dele é possível calcular o lado de um triângulo retângulo (um de seus ângulos possui medida de 90º), conhecendo os outros dois lados. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos (lados menores que formam o ângulo reto) é igual ao quadrado da hipotenusa (lado maior, oposto ao ângulo reto).
O que mais me fascina neste teorema é sua amplitude quanto a sua aplicação. Ele tem aplicações em arquitetura, em engenharia civil, em projetos de máquinas, etc.
Na arquitetura, eles usam para construir lotes, estradas entre outros. Na área de transportes, está presente nela contribuindo na sua logística e no desenvolvimento cotidiano, no intuito de dinamizar cada vez mais o setor. Um pedreiro utiliza o teorema na sua prática, por exemplo, ao marcarem 3 m e 4 m em duas laterais de paredes que se interceptam formando um ângulo reto, e ao unirem esses pontos encontra-se uma medida equivalente a 5 (oposto ao ângulo reto). É o que na linguagem dos pedreiros é chamado de “deixar no esquadro”.
Exercícios resolvidos do Teorema de Pitágoras
Exercícios 1
Brasil Escola
Telecurso ensino fundamental
Aula 54 (1 de 2)
Aula 54 (2 de 2)
Aula 55 (1 de 2)
Aula 55 (2 de 2)
Telecurso ensino médio
Aula 19 (1 de 2)
Aula 19(2 de 2)