Prof Paulo Ferreira
E.M. Cidade da Criança
Qual era a cor dos dinossauros?
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 04/08/2011
Dinossauro têm cor?
Sinosauropteryx podem ter tido penas laranja e uma cauda listrada.
Penas de fósseis de dinossauros da China produziram as primeiras pistas sobre cor.
Uma equipe de paleontólogos liderada por Michael Benton, da Universidade de Bristol/Reino Unido e Zhou Zhonghe do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia de Pequim/China, trabalhando com um pequeno vertebrado fóssil encontrado no Sitio Arqueológico Jehol a nordeste da China, datado em mais de 100 milhões de anos descobriram organélas celulares produtoras de pigmento em penas fossilizadas.
Os Melanossomas são pequenas bolsas celulares que armazenam pigmentos, essas organelas de pigmento, até então só eram encontradas nas penas das aves modernas.
A equipe identificou a presença de melanossomas em fósseis da subordem Theropoda, um ramo da árvore evolutiva dos dinossauros carnívoros no qual fazem parte os famosos Velociraptor e Tyrannosaurus. No entanto, não foram só nestes dois dinossauros que as organelas foram encontrados, mas em espécies menores com o corpo revestido por pequenas penas e cerdas.
A equipe descobriu dois tipos de melanossoma nas penas fósseis: em forma de bastões, organelas chamadas eumelanosomas que são encontradas nas listras pretas das zebras modernas e nas máscaras pretas dos pássaros cardeais, e organelas esféricas chamado phaeomelanosomas, que armazenam um pigmento que confere a coloração vermelha oxidada dos falcões de cauda encarnada e na cor ruiva dos cabelos da nossa espécie.
A equipe não encontrou estruturas celulares ou proteínas responsáveis por outras cores, como amarelos, roxos e azuis. Eles sugerem que as células de dinossauros poderiam ter produzido pigmentos coloridos, como carotenóides e porfirinas, mas que as proteínas que conferem coloração se degradam rapidamente, por isso seus traços ainda não são detectados em fósseis. Melanossomas, ao contrário, são parte integrante da estrutura de uma estrutura rígida como uma pena que pode ser fossilizada.
"Nós cursos de Introdução a Paleontologia nós sempre afirmamos aos estudantes que coisas como o som e cor nunca serão detectadas no registro fóssil".
"Obviamente que essa afirmação precisa ser repensada."
Publicado on line 27 de janeiro de 2010 | Nature | doi: 10.1038/news.2010.39
Bolsas que armazenam pigmentos em células fossilizadas possibilitam reconstruir a cor de animais do passado.
Matt Kaplan/Tradução e adequação do Texto prof. Paulo Ferreira.
Comentários ( 0 )