Profª Roberta Ucci
E.M. São Francisco de Assis
Escrito por ROBERTA ESPERANZA UCCI em 13/08/2011
Sem transmitir os valores humanos universais, não há como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade. Indisciplina, rebeldia, birra infantil, envolvimento dos jovens com álcool e drogas e os insatisfatórios níveis de aprendizagem estão entre as reclamações mais comuns das famílias e das escolas. “Como chegamos a esse ponto?”.Para Ernesto Bologna, a realidade de hoje é conseqüência da perda do papel da religião como fonte de moralidade, desestruturação da família e, também, nascimento de um novo status para o jovem, que passou a ser reconhecido como uma força social com vontade própria. Educar para os valores é convidar alguém a acreditar naquilo que apreciamos, como, por exemplo, respeitar o próximo. Não há valor que se sustente sem bons exemplos. Não adianta os pais defenderem que a criança não pode agir como se ela fosse o centro do universo se eles próprios o fazem em seu dia-a-dia.
PauloCamargo e Juliana Bernardino
Comentários ( 2 )
Nilda - 15/08/2011 07:28:43
Bom dia!
Concordo plenamente e defendo ainda que necessitamos resgatar urgentemente os valores e a ética humana, iniciando nos lares que são os pilares de nossas vidas e que não existem mais ; salva algumas raras.
Izaura Franco - 15/08/2011 08:26:27
Infelizmente a falta destes valores se refletem no que nos é apresentado hoje nas escolas. Muitas vezes parei minhas aulas de matemática para falar um pouco sobre estes valores: respeito ao próximo, cidadania e perspectiva de futuro, acreditando que algo do que dissesse pudesse criar uma sementinha dentro deles...