Prof Paulo Ferreira
E.M. Cidade da Criança
29 de AGOSTO - Vamos a LUTA?
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 30/08/2011
A exposição "Propagandas de cigarro - como a indústria do fumo enganou as pessoas" está no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo,a partir de segunda-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo. A mostra, que reúne propagandas veiculadas nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1950, quando não havia controle sobre a publicidade do produto, apresenta campanhas em que médicos, crianças e até o Papai Noel "vendiam" cigarros.
O objetivo é explicitar como a indústria do tabaco manipulou informações, utilizando falsas verdades para camuflar o fato de que seus produtos provocam graves problemas de saúde, como enfisema pulmonar e câncer.
Organizada originalmente por médicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a exposição foi aberta em 2007 e exibida em São Francisco, Boston, Nova York, Filadélfia e Nova Orleans. A coleção original faz parte da Smithsonian Institution de Washington.
Para facilitar a visitação das 90 peças expostas no Icesp, a exposição está dividida conforme a temática das propagandas. “Crianças e temas familiares na propaganda de cigarro”, “Ídolos do cinema e do esporte fizeram do cigarro um símbolo de status e saúde” e “Pesquisas pseudocientíficas e profissionais da saúde aprovam o cigarro” são algumas das vertentes abordadas.
A mostra é gratuita, aberta ao público e ficará exposta no hall de entrada do Icesp até o dia 14 de outubro. O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fica na Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César – próximo ao metrô Clínicas.
Comentários ( 3 )
Roberta Ucci - 01/09/2011 14:30:30
Realmente, o que o cinema a tv, o jornal fez com o cigarro há alguns anos atrás, estão fazendo agora com a bebida, principalmente a cerveja. Com um detalhe importantíssimo, "o cigarro incomoda a muitos, mas mata só o usuário, a bebida maltrata, mata, abandona e desrespeita a família".
karen - 01/09/2011 22:00:46
nunca vi uma coisa dessa papai noel fumando, pouca vergonha
Vanessa Mandaj - 14/09/2011 15:24:35
Ótima colocação!
Mas Roberta, o tabaco também afeta os passivos, tanto é que foi criada a inteligente lei de proibição do cigarro em locais fechados.