Principal » Posts » Visualizar Antigo

O ECA tem que mudar.

Escrito por ROBERTA ESPERANZA UCCI em 27/09/2011

Infelizmente, a experiência me leva a crer que o ECA está a ajudando a criar delinquentes. Como podemos exigir da família o "papel de familia" se eles nem sabem porque têm filhos? Não sabem quem são, com quem conversam, onde andam. O próprio governo tirou da "familia" o papel de família, ou seja, aqueles que educam, ensinam o que é errado e o que é certo, vestem, alimentam, acompanham o filho na vida escolar e social, corrigem quando é necessário etc. Hoje muitas famílias têm BOLSA escola, BOLSA família, BOLSA gás, BOLSA desemprego, BOLSA material escolar(com uniforme), BOLSA um monte de coisa. Então, pra que ter  a preocupação familiar de educar, se o governo dá tudo isso? A escola(que geralmente faz parte do governo) que faça! Já ouvi esta conversa na UE onde trabalho muitas vezes, e olha que não é uma escola de periferia! A interpretação é sempre uma "faca de dois gumes". Temos que ter paciência para controlar situações difíceis e MUITA FÉ para ter certeza de que nunca seremos alvo.
Comentários ( 4 )
Izaura Franco - 03/10/2011 09:32:41
Parabéns Roberta pelo seu artigo! O que você relata é com certeza a voz de todos os professores e, deveria ser, de toda a sociedade. O ECA é maravilhoso, mas deve proteger a criança vítima! Mas a interpretação que se faz do ECA, acaba ajudando a criar delinquentes! Minha preocupação hoje é com o futuro de nossas crianças, que andam se perdendo a cada dia que passa para as drogas, o crime, a violência! Só este mês, além de mim, mais quatro professoras que conheço só no meu convívio foram assaltadas a mão armada, onde a maioria foram por "menores" que não sofrem nenhum tipo de impunidade. Concordo plenamente com você no que diz as "BOLSAS". No ano passado, recebi uma mãe revoltada com o número de faltas do seu filho e que, indignada brigou comigo, e terminou a frase dizendo: "Espero que não prejudique a minha Bolsa Família". Como se eu fosse a culpada por seu filho faltar na escola. Esta inversão de valores está acabando com o nosso país. Vemos tudo e assistimos de camarote, pois o que acontece hoje nas escolas, é o reflexo da sociedade. Onde iremos parar? Minha mãe me ensinou sempre a trabalhar, estudar, lutar pelos meus ideais e nunca, que nos fosse dado nada de "bandeja". Devemos ensiná-los a "pescar o peixe" e não dar o "peixe" em sua boca, pois com isto, estamos transformando a sociedade em "dependentes", pois sabemos que amanhã não "pescarão", esperarão até que o "peixe" seja dado. O que será de nossa sociedade amanhã? Fica aqui a minha indignação e de meus colegas que compartilham comigo!
mary - 04/10/2011 18:50:28
é verdade estamos formando filhos sem pais e pais sem filhos. cabe a nós educar formar e torcer para não sermos alvos de filhos contrários e pais sem minima educação.
Daniele - 11/10/2011 09:08:27
Também quero dar os parabéns, é isso mesmo que os professores tem que fazer, não desistir de ensinar os alunos e ao mesmo tempo ter esperança, pois hoje já estamos colhendo os frutos de uma educação onde as crianças que mandam e agora ainda mais formadas delinquentes são amparadas pela lei, nós pais e os professores não podemos nos calar, o governo que dá tantos peixes na boca tem que nos enxergar, tem que ouvir os nossos gritos, tem que avaliar o saldo de tanta coisa entregue de mão beijada!!!!
HERBET FERREIRA - 28/02/2012 17:57:28
NÃO CONSIGO MAIS OUVIR FALAR SOBRE MENORES COMETENDO CRIMES E NÃO SENDO PUNIDOS COMO DEVERIAM. ELES NÃO COMETEM CRIMES, MAS SIM INFRAÇÃO, E SÓ PODEM SOFRER MEDIDAS SÓCIO EDUCATIVAS, SEGUNDO A LEI. INFRAÇÃO É NO TRÂNSITO. MENOR QUE COMETER CRIMES CONTRA A VIDA, TEM QUE TER A MESMA PUNIÇÃO QUE É APLICADA AOS DEMAIS CIDADÃOS INDEPEDENTE DE IDADE.

2008 - 2014 Secretaria de Educação de Praia Grande
Coordenadoria de Programas de Inclusão Digital | Versão 2.0