Prof Paulo Ferreira
E.M. Cidade da Criança
POLÍTICA E GEOGRAFIA UM BOM CASAMENTO PARA PEDALAR
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 07/10/2011
Bicicleta e Geografia.
Planície Sedimentar Costeira.
A linha de maré acomodou-se na posição atual há apenas 1.700 anos, anteriormente o nível do oceano estava cerca de quatro metros acima do nível atual, ou seja, locais onde hoje ficam as cidades litorâneas como... Bertioga > Guarujá > Santos > São Vicente > Praia Grande > Mongaguá > Itanhaem > Peruíbe... estavam submersas. Esse nível do mar elevado empurrava a linha de maré até a Serra do Mar.
A diminuição da temperatura média da Terra ocasionou a regressão das águas oceânicas que acabaram por construir “uma planície sedimentar costeira ao longo da Serra do Mar”, como se uma grande calçada de areia fosse colocada ao sopé da Serra do Mar.
A geografia litorânea favorece a expansão de uma rede de mobilidade de vias e ciclovias, um terreno plano, perfeito para a ciclocultura e do tão sonhado transporte sustentável.
Praia Grande ocupa uma posição importante com mais de 70 Km de ciclovias, servindo a milhares de ciclistas diariamente. Agora, a boa nova é que o município dá mais um passo na política em direção a consolidação do caminhar sobre pedal.
A Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp) de Praia Grande começa a entregar cinqüenta mil cartilhas educativas que aborda o uso adequado das bicicletas.
A novidade é que acompanhando a cartilha de trânsito há uma ficha de identificação, que após o preenchimento irá conferir ao ciclista uma etiqueta numerada adesiva que deverá ser afixada na lateral da bike como forma de identificação.
Os adesivos numerados foram confeccionados com materiais de alta aderência, reflexivo e indestrutível, adequados para suportar as intempéries.
De acordo com Elaine Fornazieri, chefe de Educação e Segurança no Trânsito da Setransp os adesivos além de identificar o condutor, servirão como elementos refletivos, tornando o veículo mais visível durante a noite, em dias de chuva e neblina”.
Essa ação faz parte do projeto Ciclista Cidadão que teve início na Semana Nacional do Trânsito em no dia dezoito de setembro com ações educativas nas principais vias da cidade.
Como já dizia o poeta Cassiano Nunes: “Se eu tivesse uma bicicleta, eu muito bicicletaria...”
Comentários ( 1 )
Hannah Vyctorya Lira Torres Alves - 21/10/2011 08:39:04
Eu achei bem legal!!!
..
**