Principal » Posts » Visualizar Antigo

Família morando em buracos na Praia Grande.

Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 03/06/2010

Caiçara por natureza as corujas-buraqueiras enfrentam com maestria as severas condições de radiação solar umidade e calor das praias. Conhecidas pelo hábito terrícola de cavarem tocas onde se abrigam nas horas mais quentes do dia. Revestindo as tocas com palha e gravetos criam um ambiente fresco e agradável, mantendo sua prole em segurança. Guardam a toca com uma visão invejável, localizando uma presa a distância, considerando tudo que se move e corre como comida. Costumam dar rasantes nas cabeças de quem invade seus limites territoriais, principalmente se estiverem com seus ninhegos. Creio que seja fácil prever o que acontece com as corujas nos feriados prolongados e férias. Em algumas praias as tocas são protegidas por estacas e uma faixa de transito, além de placas informativas que visam conscientizar leigos e evitar a aproximação de banhistas desavisados que possam perturbar e afugentar esses caiçaras emplumados de olhos amarelos.
Comentários ( 1 )
MARILENA FERREIRA - 07/06/2010 10:00:51
Olá professor, acompanho seus posts e espero que os alunos e colegas de trabalho o façam também, pois você traz informações interessantes sobre o meio em que vivemos, o que dá maior destaque aos seus apontamentos. Parabéns e continue nos brindando em seu blog.