Profª Vanessa Mandaj
E.M. Roberto Mario Santini
Escrito por VANESSA MANDAJ ALVARES em 02/03/2012
A obesidade abdominal afeta mais mulheres do que homens. Prevale mais em mulheres com antecedentes pessoais de obesidade, hipertensão arterial, diabetes, história familiar de diabetes e pós-menopausa. Tende a aumentar com a idade e se desenvolve em pessoas com baixo nível de escolaridade e em desempregados.
A prevalência é maior em homens e mulheres que tem companheiros; aumenta com a elevação de peso, em ex-fumantes e tem uma alta prevalência na população de nipo-brasileiros.
A adiposidade na região da cintura está intimamente ligada ao risco de desenvolver doenças relacionadas à obesidade.
Para avaliar, medimos a circunferência da cintura. O interessante é que esta medida exige o mínimo de equipamentos quando comparada às técnicas laboratoriais, é de rápida aplicação e pode ser realizada pelo próprio avaliado.
Na aferição, deve-se estar em pé com abdômen relaxado, braços estendidos e peso igualmente distribuído entre as pernas, com os pés próximos e paralelos. A região da cintura deve estar desprovida de roupa. Com uma fita métrica flexível e inelástica mede-se a parte mais estreita entre a crista ilíaca e a última costela (foto).
O risco de desenvolver doenças como: hipertensão, colesterol e diabetes é aumentado com valores de no mínimo de 80 cm para mulheres e 94 cm para homens, e risco muito aumentado nos valores maiores que 88 cm para mulheres e maiores que 102 cm para homens.
Próxima semana, dicas para manter a circunferência abdominal dentro dos padrões e melhorar a qualidade de vida!
Comentários ( 5 )
Izaura - 02/03/2012 10:28:36
Tinha certeza Vanessa! Quando olhei o tema, sabia que era você...rs!
Mas, muito boa a informação. Depois que tiver minha bebê, vou me cuidar!rs
Beijos
Fernando Tabata - 02/03/2012 11:39:26
Como sempre linda e com excelentes dicas!
Regina Maria Cesta - 05/03/2012 11:43:22
Muito feliz nessa matéria que além de nos nortear em relação à circunferencia na região da cintura , nos faz repensar sobre nossa alimentação em busca de saúde !!! Parabéns !!!
Aida - 06/03/2012 11:47:24
Adorei Vanessa.
Já estou me cuidando e vou redobrar os meus cuidados.
Parabéns!!
Paulo Ferreira - 19/04/2012 10:53:31
Vanesse preocupado com sua postagem procurei um médico que imediatamente me tranquilizou. A indicação terapêutica foi o uso de hormônios do crescimento. Meu problema comum a tantos outros não é que somos gordos, somos baixos, no meu caso, se eu crescer mais um metro estarei com o corpo ideal 2,80m e 100Kg. Vc considera que acertei no médico? rs :-)