Principal » Posts » Visualizar Antigo

Um pouco de Catulo da Paixão Cearense

Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 30/05/2012

Deus, que um dia fez o home, pura sua santa image, fez o nosso coração, cumo as frorésta bravia das terra virge... sarvage Virge, im suas mataria!... sarvage, im sua grandeza!... mas porém, que tem beleza prá quem aprêcêia as coisas mais grande da natureza! Um dia, vem a muié! A muié pega um terçado, pega uma foice, um machado, disgaia o mato fechado das terra do coração! e as despois da dirrubada, despois do fogo – a quêmada – a muié pega uma inxada, cava a terra, bem cavada.. e samêia!... É a prantação! tudo quanto é frôração, toda a frô que a terra cria, Tudo nace, ali n´um dia, Onde tava a mataria No fundo do coração! Se a muié sabe que é ingrata, prá quê vae mexe nas mata daqueles grande arvoredo, e quêma, cumo um brinquedo o mato virge, cerrado, adonde não tinha intrado a luz do Só, que é o Amô!? É prá despois, sem rezão, dirruba prá toda a vida o jardim do coração, sem um tiquinho de dó Mayby!... Mayby me inganou!! O rio, n`uma treição, o trabáio de seis ano, as terra da prantação Im suas água levou! Mayby! ... Mayby me engano!! Bem feito! Fui castigado! Foi praga da minha terra! E praga de Deus inté! Mas peço à Vige Maria Que, cumo Muié divida E Mãe de Jesus, perdoe Mayby, que é tombem muiéü Tudo foi uma inluzão! Do jardim que ela prantou nas mata do coração, só véve agora uma frô!... Só a Sôdade tem vida!!! E o que é, meu Deus, a Sôdade?! Sôdade é a Terra Caida De um coração, que sonhou!
Comentários ( 1 )
Monica Solange Rodrigues e Silva - 11/06/2012 14:40:30
Que bom poder ler Catulo da Paixão Cearense. Como sempre Paulo, você mostra o quanto seu blog é diversificado sem perder a qualidade