Prof Paulo Ferreira
E.M. Cidade da Criança
2010 - Ano da Biodiversidade.
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 16/06/2010
Crustáceos.
Não há na Terra quer se pense em grupos de plantas ou animais que apresente tanta diversidade como nos crustáceos. A diversidade e complexidade do grupo é que nos surpreende e estimula a cada nova descoberta e nos faz querer aprender mais e mais, como se estivéssemos trabalhando com uma fonte infinita de conhecimento que vai se revelando a cada nova pesquisa.
Talvez por terem se saído bem nos antigos oceanos da Terra Primitiva desde o Período Cambriano (542 – 488 milhões de anos) tiveram o tempo necessário para experimentarem formas que sobrevivessem a todas as profundas modificações que a Terra atravessou ao longo desses milhares de anos.
Tentar reunir tipos de todas as partes do mundo, com tantas diferenças e ainda organizar os crustáceos em grupos de parentescos e proximidade genética, como: famílias, gêneros e espécies é um dos grandes desafios que não se encontra em nenhum outro grupo biológico. Traduzindo em poucas palavras: - A primeira vista qual a relação de proximidade que você vê entre um tatuzinho-de-jardim, um siri e um pitu?
Pense um pouco na resposta.
Os crustáceos estão entre os grupos que apresentam a maior variação de tamanho entre os representantes do grupo, uma variação que chega de 1 para 1.000, como por exemplo, o caranguejo japonês santola, Macrocheria kaempferi com 4m de comprimento, com grande caranguejo-tasmânia gigas com 46 cm de carapaça com os minúsculos Nannotheres moorei com 1,5 m.m. de comprimento de sua carapaça, a menor espécie de caranguejo descrita.
Os especialistas guardam a certeza de que há muita surpresa a ser apresentada à sociedade, como o caso do gênero Pygmaeopagurus sp com 0,76m.m. de comprimento de carapaça recentemente coletado em amostras de dragagem.
Com relação a biomassa, o Krill da Antartica alcança em determinados momentos picos estimados em 500 milhões de toneladas, ultrapassando a biomassa de qualquer outro grupo animal. O nauplio, uma forma larval comum dos crustáceos é considerada como o tipo mais abundante de organismo sobre a Terra.
Crustáceos têm sido encontrados em quase todos os ambientes da Terra, tente aprofundar suas pesquisas sobre esse grupo, você vai se surpreender.
Boa Sorte
Comentários ( 0 )