Prof Paulo Ferreira
E.M. Cidade da Criança
Onde estão as conchas de nossas praias II ?
Escrito por ANTONIO PAULO DE AMORIM FERREIRA MORAES em 02/07/2010
Então você duvida que as conchas sumiram por que foram coletadas pelos homens?
Tá legal, então vamos aprofundar a conversa.
Conchas e caramujos são esqueletos de moluscos, certo?
Conchas, caramujos, pedaços de estrelas-do-mar, restos de carapaças de siri e caranguejos formavam uma preciosa fonte de calcário. Sítios arqueológicos com montes, monturos e colinas de conchas acumuladas por nossos antepassados chegavam a atingir até 30, sim senhor 30 metros de altura e se espalhavam por várias regiões do litoral. Então... tcham, tcham, tacham tchaaammmm... Vieram os homens munidos pá, carrinhos de mão, carroças, caminhões e muita, mas muita ganância e toneladas de conchas e material calcário foram retiradas das praias para:
1) Como cimento nas primeiras construções durante a Colonização Européia, (Igrejas, Fortificações, Engenhos e Casarões).
2) Como mineral no enriquecimento de ração animal, de galinhas, porcos, gado e outros.
3) Para neutralizar a acidez do solo para o plantio de café e outras culturas.
4) Como suvenir.
5) Nas coleções particulares e de museus do “mundo inteiro”
É importante ressaltar que a poluição química e o pisoteio em massa por “milhares” de turistas de fins de semana, feriados e férias foram e “são” impactantes na redução das populações de organismos que vivem nas praias. Não podemos esquecer de comemorar que Praia Grande já resolveu os problemas de saneamento, mas muitos municípios litorâneos ainda utilizam praias como corredor de esgoto e o oceano como destinação final dos dejetos urbanos.
Uma parte considerável dessas conchas e restos esqueletais são naturalmente enterrados nas areias e vão se depositando em camadas. Isso quer dizer que se você cavar uma trincheira na praia vai encontrar preciosos depósitos de conchas, acomodados em camadas, sob as areias da praia. O estudo dessas camadas de restos calcário podem ser datados e nos dar muitas, informações a respeito do nosso passado, sobre o clima, animais que aqui viviam e que foram extintos.
Então ainda temos um bom arquivo aguardando as boas notícias do nosso passado, aguardando a curiosidade de um pesquisador que coloque mais uma peça desse magnífico quebra cabeça da nossa história.
O que você acha de se dedicar aos estudos dos litorais?
Quem sabe? Pode ser que você ainda acabe fazendo biologia.
Então, Boa Sorte.
A foto acima foi feita no dia 27/Jun/2010 no litoral de Peruíbe, num momento de pura sorte onde as alterações de correntes costeiras, desenterraram a camada mais superior de conchas. Trazendo-nos a boa lembrança das praias do passado.
Comentários ( 1 )
Ana Clara - 07/08/2010 13:26:12
É verdade professor, parece que nossa memória das praias preservadas se foram com as conchas. Veleu a lembrança