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Geração Z - Parte 2

Escrito por VALERIA DEL SOLE BERNARDINO em 23/10/2012

Ufa! Acabou enfim a correria com os preparativos da Semana Site. O resultado foi bem gratificante! Agora é possível voltar com as reflexões sobre esta galerinha que já está influênciando e modificando consideravelmente as relações sociais.

Como vimos no post anterioir (Você não viu ainda?!?! Basta clicar aqui!), a chamada Geração Z  caracteriza as pessoas que nasceram na época em que houve um "boom" tecnológico, e que influências este movimento trouxe à sociedade. Hoje quero falar da geração Z como...


Os produtores de conteúdo

Uma das características mais marcantes da chamada Geração Z, é a forma como se correlacionam com a internet e outras mídias, não sendo mais meros passivos, mas sim produtores de conteúdo.

Ferramentas como blogs, comunidades virtuais e sites que possibilitam a postagem de vídeos (como o youtube, por exemplo) permitem aos seus usuários criar e compartilhar o próprio conteúdo, e simplesmente ignorar aquilo que não é interessante.

Esta geração não se interessa por jornais e revistas com conteúdos fechados. Um botãozinho de "like" tem mais influência para determinar os assuntos de interesse ou coisas da moda do que qualquer propaganda de TV.


A forma como a Geração Z lida com com as informações a que tem acesso são dinâmicas e interativas. Não está interessante? Comenta, bloqueia, muda de site... Ou melhor, cada um produz seu próprio contúdo, exprime as próprias opniões... Pode ser por texto, vídeo, música... criando memes (não sabe o que é isso? Hum..melhor se atualizar...)

Para as empresas, é vital compreender este movimento se não quiser fechar as portas. Ganhar o prestígio e interesse destes consumidores requer uma estratégia mais elaborada do que colocar o rosto de gente famosa em propagandas.

E na escola? De que forma isso pode influenciar e incentivar os alunos a aprenderem?

Que tal parar de resistir e viver em conflito com os alunos e deixar de (tentar) fazer esta galerinha ficar sentada e ouvindo o que está escrito nos livros, e colocá-los para produzir?

O professor tem uma ferramenta poderosa em mãos! O que eles querem e realmente precisam aprender hoje, é ser pesquisadores e produtores autonomos e com qualidade! Já não cabe mais ao professor trazer os conteúdos prontos, mas sim instigar os alunos a ir atrás das respostas.

O laboratório de informática não pode ser utilizado para ler os imensos textos que o professor achou na internet. Calculadoras e celulares não podem ser proibidos. Os alunos precisam ser educados a lidarem com isto de forma construtiva. Por que ainda insistimos em ensiná-los a desenhar o mapa do Brasil em papel vegetal ?!?! Por que não os ensimos a pesquisar mapas na internet do celular, ou a utilizar o raciocínio correto na hora de efetuar contas com a calculadora?

Se a Geração Z é tida como Nativa Digital.... Então o professor tem o papel de levá-los a serem Sábios Digitais.. O que é isto? Acompanhe os próximos posts... fica com Deus ;)

Para ver a parte 3.. clique aqui

 

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Comentários


Ana Maria diz: Comentario feito em 23/10/2012

Oi Váleria! Adorei a imagem! Quanto ao seu questionamento final, concordo que seja tempo de nos apropiarmos das ferramentas tecnológicas para o estudo dos conteúdos pedagógicos, mas também penso que certas habilidades não devam ser totalmente abolidas! A oportunidade de desenhar e colorir com lápis em folhas é algo que traz benefícios também. Talvez o que deveríamos seria rever os critérios na avaliação e valorizar mais a produção e o apreço do que a técnica final, pois nem todos nascemos hábeis desenhistas. Não é? ;-)

Valéria diz: Comentario feito em 23/10/2012

Oi Ana! Fico feliz que esteja acompanhando o blog... Concordo plenamente que certas habilidades não podem ser abolidas... acredito até que muitas precisam ser resgatadas. Porém o professor precisa ter clareza de objetivos, e qual caminho deve traçar para tal. Quando citei a cópia de mapa em papel vegetal, me referia ao modo tradicional de ministrar as aulas de Geografia quando, para o aluno, é muito mais produtivo que ele tenha autonomia para utilizar ferramentas muito mais modernas para o mesmo fim. Gostaria muito que você continuasse acompanhando os próximos posts, e não se esqueça de deixar sua opinião, é sempre um prazer refletir sobre assuntos ligados à educação :)

Ana Maria diz: Comentario feito em 23/10/2012

Até por uma questão de reserva de mercado - rs - as nossas maravilhosas ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas e, concordo, com maior fequencia. E entendo que estratégias vazias, descoladas de objetivos são inapropiadas independente do suporte ou das técnicas. O antigo caderno de cartografia não é tão saudoso assim! Como alternativa lembro-me do aplicativo apresentado pelo professor Cesar Nunes em sua paletra de terça a noite, muito bacana e funcional, ou como você mesma citou o "g.maps". Enfim, nossos pequenos não se intimidam diante destes recursos e precisam ( precisamos!) a sua apropiação para a garantia do benefício pedagógico. (i)

Marcos Pastorello diz: Comentario feito em 23/10/2012

Diversas são as ferramentas existentes na Internet, que permitem ao aluno, com pouco conhecimento e com o auxílio do mouse ou de instrumento específico, como é o caso da mesa digitalizadora, de se realizar desenhos incríveis. E mesmo que o desenho não seja tudo aquilo que se espera, o aluno poderá apagar, refazer, corrigir, melhorar, alterar, sem ter que fazer tudo de novo, reduzindo-se no consumo de papel, lápis, caneta, borracha... Claro, não queremos aqui comparar os modelos porque não é esse o objetivo da discussão. São duas maneiras de se atingir um resultado, onde a primeira (uso do material concreto) é importantíssimo e necessário mas vencido essa etapa, por que não aprimorar e deixar a criação e imaginação viajar nos pensamentos com muito mais requinte de recursos? Penso que algumas ações que rotineiramente fazemos, em pouco tempo, serão somente executadas no computador, desaparecendo em definitivo da sua originalidade. São as mudanças de tempo e quem não se atualizar, fica pra traz. Professora, estou gostando da abordagem proposta e continuo acompanhando as discussões.

Rycardo CPID diz: Comentario feito em 24/10/2012

Muito legal Valéria, parabéns! :)

Rycardo diz: Comentario feito em 24/10/2012

Teste

Sandra Firmino (Poente) diz: Comentario feito em 01/11/2012

Adorei a reportagem Valéria,tenho 2 filhos que estão nesta geração Z, produzem coisas incríveis que eu nem mesmo consigo,as vezes penso onde aprenderam... meus alunos sempre estão me surpreendendo a cada dia nas aulas no laboratório. Beijos, continue postando coisas interessantes.

Valéria diz: Comentario feito em 05/11/2012

Olá Ana Maria :) Concordo plenamente com o que disse.. de fato a apropriação das novas tecnologias nos proporcionará a garantia do sucesso pedagógico

Valéria diz: Comentario feito em 05/11/2012

Sr. Marcos, fico feliz que esteja acompanhando e gostando da abordagem, suas contribuições também tem sido de grande valor. Espero que as próximas postagens possam trazer mais reflexões e discussões como estas.

Valéria diz: Comentario feito em 05/11/2012

Obrigada Rycardo :) Esteja a vontade para acompanhar as próximas postagens :D

Valéria diz: Comentario feito em 05/11/2012

Sandra, fico feliz que tenha gostado da postagem. De fato, as crianças desta geração tem nos surpreendido. Entender um pouco deste universo vai permitir que não sejamos pegos despreparados

Gabriela Cristhina Soares dos Santos diz: Comentario feito em 27/11/2012

Parabéns

VALÉRIA DEL SOLE BERNARDINO diz: Comentario feito em 05/12/2012

Obrigada Gabriela :D

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