Olá pessoal! Consegui dar um tempinho na leitura das cartinhas do Natal Virtual especialmente para dar continuidade nas postagens sobre a Geração Z. E por falar em Natal Virtual, você já conhece este projeto? Você pode fazer o Natal de uma criança mais feliz apadrinhando uma destas cartinhas. São presentes bem baratinhos, mas com grande significado para os pequenos. Gostou da idéia? Basta clicar aqui!
Voltando ao blog, até aqui, vimos quem são estas crianças chamadas de Geração Z, algumas características de comportamento e a forma como aprendem.(Veja a última postagem clicando aqui). Hoje vamos falar sobre um termo recentemente criado para definir uma característica fundamental para esta geração:
Os Sábios Digitais.
Será que apenas por nascer em uma época de revolução tecnológica, a Geração Z se tornou privilegiada e dotada de saberes que descartam qualquer intervenção educacional?
Quantas vezes você ouve alguém dizer algo parecido com isto: "Anos atrás, quando os bebes nasciam, mal abriam os olhos. Agora, parece que os bebes já nascem sabendo tudo!"?
Talvez por uma questão de evolução, ou melhoria na qualidade de vida, nos dias atuais as crianças realmente parecem nascer mais espertas, mais desenvolvidas.
Quando se trata do uso de ferramentas tecnológicas então, uma criança nos seus primeiros anos de vida é capaz de dar uma aula em muitos adultos.
Diante deste quadro, o professor pode até sentir-se obsoleto e desnecessário...Para que dar uma aula sobre quem foi Tiradentes, se existe o Wikipédia; ou falar sobre o sistema solar, se eles podem pesquisar no Google.
Porém engana-se aquele que pensa que estas crianças já nascem sabendo tudo e não precisam que lhes ensine mais nada. O professor tem sim um papel fundamental neste cenário.
A origem da palavra PEDAGOGO vem do grego, e numa tradução livre, significa "conduzir o aluno pelas mãos".
Um aluno que não é corretamente direcionado por seus educadores, acaba utilizando as ferramentas tecnológicas a que tem acesso de uma forma negativa. Ao invés de pesquisas, ele vai realizar cópias de textos sem sequer saber do seu conteúdo (o famoso CTRL C + CTRL V). Utilizará redes sociais, jogos e vídeos de uma maneira pouco proveitosa. As ferramentas terão apenas cunho facilitador, porém não contribuirão para a formação deste indivíduo. Com isto, se tornará um sujeito alienado, conduzido pelas informações de massa e com certeza sem autonomia.
A intervenção do professor pode conduzir o aluno da condição de Nativo Digital, para a de Sábio Digital. Sendo assim, o professor tem o papel de levar o aluno a utilizar a tecnologia de maneira apropriada, fazendo com que esta contribua para sua formação plena, incentivando o aluno ao pensamento crítico e autonomo diante das diversas situações dentro e fora do ambiente escolar. Ná prática, isto significa que o professor deverá propor situações em que os alunos irão refletir sobre todo material que pesquisam e também que produzem. Ao realizar um trabalho escolar, por exemplo, os métodos de pesquisa e sintetização dos conteúdos tornam-se muito mais importantes do que o próprio resultado final. As redes sociais podem ser utilizadas como um diário de bordo do cotidiano escolar e o interesse por vídeos pode deixar de ser centralizado para exibição de brigas e coisas bizarras, e ser utilizado como uma produção onde se trabalha diversos gêneros textuais e o incentivo à interação social.
Estes são apenas alguns exemplos do que o professor pode trabalhar com este novo perfil de aluno. E por falar em interação social, este aspecto também mudou, e vamos aborda-lo no próximo post... então não se esqueçam de espiar quando ele também estiver prontinho. ;)
Bjos.. fiquem com Deus
Marcos Pastorello diz:
Comentario feito em 02/11/2012
Gostaria de tecer breve comentário a respeito do famigerado CTRL+C e CTRL+V, ou “Copiar” e “Colar”. Na minha singela opinião, compete não só aos professores, mas a qualquer pessoa, principalmente aos pais, rigor na fiscalização e condução de seus filhos quanto à construção de trabalhos escolares utilizando o método reprovável do famoso "Copiar" e "Colar".
Permitindo-se essa prática na tenra idade dos nossos jovens, cria-se um vicio do “errado”, onde seu uso constante e rotineiro transforma o em “correto”.
Não é incomum em bancas examinadoras de trabalhos de conclusão de cursos - TCCs, infelizmente e vergonhosamente, serem detectados textos quase que na sua totalidade, copiados de trabalhos produzidos por outras pessoas e que se encontram hospedados em sites, sem entrarmos no mérito do plágio.
Ações reparadoras com peso forte devem ser aplicadas pelos educadores, visando erradicar essa prática maléfica e viciosa nos tradicionais TCCs.
Demonstrar ao estudante que o uso desse recurso para ficar livre de uma atividade escolar, acaba por enganar a si próprio, pois um dia, quando se deparar com situação problema, e a vida vai se encarregar disso, quê caminho seguirá se viveu o tempo todo copiando e colando o trabalho de outros?
Novas metodologias precisam ser amplamente discutidas e implementadas pelos educadores, pesquisadores, entre outros, buscando seguir no ritmo desenfreado da tecnologia, em busca de novas soluções, mostrando ao estudante os verdadeiros benefícios que os recursos tecnológicos podem disponibilizados.
Valéria diz:
Comentario feito em 03/11/2012
Exatamente Sr. Marcos :) Por isso devemos levantar a bandeira da importância de conduzir por meio da educação, tanto os jovens da Geração Z, como as outras gerações que também tem se utilizado destas ferramentas à condição de Sábios Digitais
Claudia diz:
Comentario feito em 05/11/2012
Olá Valéria, li todos os posts e adorei. O assunto abordado é muito interessante, parabéns!
Aguardo anciosamente o próximo. rs
Rycardo diz:
Comentario feito em 06/11/2012
Muito show de bola.
Valéria diz:
Comentario feito em 06/11/2012
Olá Cláudia!Que bom que você gostou! Continue acompanhando as próximas postagens e não esqueça de comentar ;)
Valéria diz:
Comentario feito em 06/11/2012
Muito obrigada Rycardo :D
Marcos Pastorello diz:
Comentario feito em 09/11/2012
Professores Rycardo e Cláudia, seria muito bom compartilhar da vossa opinião a respeito do assunto abordado. Gostariamos de saber o que pensam os professores e se existem, se é que podemos dizer, ações que preparem os nossos professores para os impactos que a tecnologia tem causado todos os dias.
Ana Maria diz:
Comentario feito em 12/11/2012
Perfeito!
A sabedoria advém da prática e da mediação adequada.
Não há como evitar o acesso ao compartilhamento de idéias e conteúdos, assim como cada um, no seu dia a dia está exposto a todo o tipo de influência e valores. Fazer as escolhas também é um exercício que se constrói.
Parabéns Valéria pela abordagem e pelas idéias!
Cah Rosendo diz:
Comentario feito em 20/11/2012
Como diz Izabel Alarcão: "...a informação, se não for organizada, não se constitui em conhecimento, não é saber, e não se traduz em poder."
Na minha opinião o "sábio digital" é aquele capaz de selecionar as informações realciona-las a vida cotidiana quer no ambiente escolar, familiar, ou até mesmo virtual, ficando assim o proprio cidadão responsavel pelo seu conhecimento, a nós educadores em geral (na condição de professores ou pais) fica a função de orientar os mais novos quanto a esta "re-organização" da informação.
VALÉRIA DEL SOLE BERNARDINO diz:
Comentario feito em 05/12/2012
Olá Ana Maria!
Obrigada por acompanhar e comentar no blog!
De acordo com seu comentário, precisamos fazer todos os dias, escolhas que tornem nossa prática pedagógica mais significativa para os alunos. E de fato, por ser "um exercício que se constrói", nos aperfeiçoaremos a cada dia, através da prática, do estudo e da mudança de atitudes.
Espero que continue acompanhando o blog e abrilhantando com seus comentários que valem por um post inteiro :D
Beijos
VALÉRIA DEL SOLE BERNARDINO diz:
Comentario feito em 05/12/2012
Olá Cah Rosendo!
Sua participação com certeza enriqueceu este post! Seu comentário resume a essência principal do que gostaria de transmitir nos três textos. Espero que continue acompanhando as próximas postagens e contribuindo com os comentários :)
Beijos