Principal » Perfis » Visualizar

Filho de professora de Praia Grande, ainda estudante do curso de Ciências Físicas e Biológicas da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santos estreei pela primeira vez como professor aluno no Boqueirãozinho em 1978.O passar do tempo me levou a viver Praia Grande, tomar posse das suas singularidades da paisagem e das pessoas, a partir daí propor uma alternativa de educar usando os elementos naturais da paisagem praiagrandense

As rochas que se ergueram do fundo do oceano da Terra Primitiva delinearam o mais antigo paredão rochoso do litoral brasileiro, a Serra do Mar. A planície sedimentar costeira com suas restingas, manguezais e praias formaram o palco para a primeira encenação humana, a chegada do primeiro colonizador:O Homem do Sambaqui.

No segundo ato acontece a Colonização Européia com a formação da Capitânia de SV/Praia Grande, Itanhaem e Peruíbe. Conhecida como: A Tríade da Colonização Portuguesa. Cadinho único repleto do amalgama multirracial e cultural que forjaram homens e temperamentos, coadjuvantes da transformação dessa cidade.

Textos, diagramas e rascunhos das lousas das aulas somaram-se as aulas práticas integrando essa paisagem com seus atores e personagens em nossos debates em sala de aula,corredores escolares dentro e fora da escola. Estratégia aparentemente bem sucedida, de trabalhar aluno em seu contexto, já que essa conjugação resultou em ex-alunos, agora centenas de colegas e muitos amigos. Assumindo suas responsabilidades na sociedade praiagrandense, pastores, vereadores, comerciantes, empresários, pais de famílias. Na educação Mestres, Supervisores de Ensino, Diretores de Escolas, Coordenadores de Ensino, Técnicos Pedagógicos ou lado a lado como professores, como idealistas.

Hoje ainda me surpreendo com muita alegria que as sementes que plantei geram frutos como pode ser constatado no “I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ, com Título: Conscientização ambiental: uma visão de projetos nas escolas, por Sandra Regina Freitas Silva, Mestranda em Educação.

Últimas Publicações:

12/09/15